domingo, 29 de agosto de 2010

Minha introdução à economia solidária

Essa ultima semana foi peculiar. O curso de Introdução à EconomiaSolidária mudou completamente minha rotina: ficar na faculdade das 8:30 da manhã até umas 10:00 da noite não é facil.E,claro, que o curso também não foi nada fácil. Exigiu tempo, atenção, paciência, dedicação e uma dose de crença.
Preciso dizer que o pessoal da USP são umas gracinhas! E a vivência foi sensacional. Me fez pensar sobre várias coisas comuns na vida. Rolou um conflito interno, pensando no valor real do trabalho, em como colocamos um preço baixo no trabalho dos outros.
Fez pensar em como é injusto o patrão ter todo o lucro porque ele tem os meios de produção, mas ele só tem os meios de produção porque alguém trabalhou para que ele obtivesse lucro.Por que não pensar na auto-gestão do empreendimento? Uma organização em formato de teia, sem hierarquia vertical? Por que não tratarmos todos iguais?
E isso tudo me levou a pensar em tudo que eu já comprei e no valor real disso. Me fez sentir incoerente por estar me posicionando contra o capitalismo e ser um fruto dele.
Realmente foi um momento conflituoso. Sei que o capitalismo é injusto, que só como carne todos os dias porque alguém não tem o que comer.Mas também sei que existem formas de me desvencilhar dele que são lindas e, acredite, viaveis. Não sei até que ponto vou mudar meu modo de vida e deixar de usar algumas coisas e fazer outras. Não disse que estou virando socialista(obs1: apesar dos amigos que não foram no curso me dizerem que estou virando)(obs2:seria incoerente demais né, eu socialista, mas eu tento melhorar).
Eu sei que eu não posso mudar o mundo, mas nem por isso vou ficar de braços cruzados esperando o mundo se resolver.


Um comentário:

Macaco Pipi disse...

isso é um bom começo..

as praias do paraná...